Site Lento? Assassino de Vendas

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Olá pessoal! Tenho conversado muito com empresas que possuem ou desenvolvem e-commerces. Comecei a conhecer algumas de suas “dores”, os pontos que são importantes para que o bom desempenho de um portal reflita nas suas vendas.

Pensando sobre isso, percebi a forma que eu compro algum produto na web. Costumo fazer uma busca no Google, sempre olhando comentários e opiniões de quem já comprou. Os primeiros resultados sempre são  e-commerces, que já vou clicando nos links com o Ctrl pressionado.

Nesse momento começa a disputa para qual site vai me chamar a atenção primeiro. Claro que o preço é importante, mas preço somado com a velocidade que eu vejo o “preço”, ajuda muito. Se o site demora muito, já estou com o Ctrl pressionado, aperto o F4 e essa loja já não me serve mais.

Pesquisando sobre o assunto, achei um texto bem interessante, do portal E-CommerceBrasil, que tem o seguinte:

Tempo de carregamento de página: o silencioso assassino de vendas

Ter um site mais rápido é uma prioridade para a maioria dos comerciantes, especialmente para as empresas com grandes catálogos. Aqui estão algumas estatísticas importantes sobre o porquê de um site mais rápido ser um componente crucial para ajudar um comerciante a aumentar suas vendas:

  • As taxas de abandono da página aumentam mais acentuadamente entre um e quatro segundos;
  • Os usuários móveis esperam que as páginas carreguem em seu smartphone com a mesma rapidez que o fazem em seu desktop;
  • 79% dos compradores, de acordo com os notáveis estudos de Gomez e Akamai, vai evitar fazer compras novamente em um local onde eles tiveram uma má experiência ou que era muito lento;
  • Grandes comerciantes de internet têm realizado estudos que mostram que as taxas de conversão podem melhorar em até 10% para cada segundo de melhoria de velocidade.

Um site pode ser lento, devido a quantidade de imagens, produtos, scripts… Mas de nada adianta corrigir esses pontos, se a hospedagem também não suportar a demanda de processamento e visitas. Afinal, todo mundo quer ter volumes imensos de visitas!

Também não estou falando, que todo e-commerce precisa de uma hospedagem dedicada. Acho que a grande sacada de cloud é poder ter um ambiente compartilhado, e com o aumento da demanda partir para uma hospedagem dedicada.

Um balanceamento de carga também é importante, como já comentei em outro post, com a chegada da Black Friday, o volume de visitas aumenta. Quem quer ficar com o portal fora do ar?

Para quem quiser ler o artigo da E-CommerceBrasil, segue: https://www.ecommercebrasil.com.br/eblog/2014/04/25/o-que-uma-pagina-lenta-pode-fazer-com-suas-vendas/

Fico por aqui, um grande abraço!

Roberto Amaro
E-mail: contato@robertoamaro.com
LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/robertoamaroibm
Blog: http://www.robertoamaro.com
Twitter: @robertoa_ibm
Skype: robertoa.ibm

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