Sou muito pequeno para Nuvem?

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedin

                Continuando a série de posts sobre dúvidas que recebo, uma questão bem interessante é quando o Cliente se acha muito pequeno para soluções em Cloud Computing.

                Entendo que no primeiro momento, o termo nuvem pode parecer que “não é pra mim”, mas quando pensamos no ponto escalabilidade, a nuvem casa muito bem com a ação de pequenos processamentos/armazenamentos com picos de uso.

                Imagine a seguinte situação: Você, responsável por TI em uma pequena empresa, precisa providenciar um servidores físico para suportar um e-commerce durante o período de Black Friday. Sabemos que essa semana é de extrema importância  para as empresas que tem foco em transações on-line, e uma indisponibilidade resulta em grandes perdas financeiras.

                Talvez você não queira fazer todo o processo de compra, no moledo capex, de um servidor que atenda o pico total de utilização, para usa-lo praticamente uma vez ao ano. Ou então nas datas comemorativas de pico de vendas.

                Todos na empresa sabem disso, mas quem vai arriscar o pescoço subestimando a data e mantendo a infra atual? Mas realmente vale a pena esse investimento todo?

                Que tal um servidor em nuvem, com as configurações padrões de operação, configurado para que no momento de pico, seja provisionada uma outra maquina, em questão de minutos, para balancear a carga de uso, sendo desligada no momento de normalização. E o melhor, pagando apenas pelas horas que ela ficou ativa.

                E isso não precisar ser usado apenas com e-commerce, pode ser usado para qualquer outro processo que demande picos de utilização.

O mesmo pode ser usado para o armazenamento de arquivos. Por que ter um storage com 10TB se o departamento usa apenas 2TB? Por que não pagar pelo uso do espaço? Um Object Storage é uma boa pedida, muito fácil de usar e simples de gerenciar.

                Você é pequeno hoje? Mas no futuro deixará de ser! Imagine ter que se restruturar a cada ação de crescimento tecnológico. Isso deve ser levado em consideração ao migrar para a nuvem.

                Bem amigos, cloud não é para algum tipo determinado de empresa, sempre existe um modo para ganho de produtividade e possíveis reduções de custos.

                Um grande abraço a todos e até a próxima.

Roberto Amaro
E-mail: contato@robertoamaro.com
LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/robertoamaroibm
Blog: http://www.robertoamaro.com
Twitter: @robertoa_ibm
Skype: robertoa.ibm

Related posts:


Tags: ,

Deixe uma resposta