Usando Docker no meu E-Commerce

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedin

Olá Amigos, Feliz 2016! Estou retornando de férias, e como primeiro assunto do ano, gostaria de comentar sobre o uso de Docker em E-Commerces.

E para começarmos… Um pouco do conceito de Docker!

O Docker foi iniciado por Solomon Hykes como um projeto interno na dotCloud em 2013.

Quando começamos a falar sobre Docker, algumas pessoas podem confundir o assunto com virtualização, mas o funcionamento é diferente.  Busquei algumas definições na Internet, mas quase todas são extremamente técnicas, portanto tentei deixar de uma forma mais simples:  Enquanto uma máquina virtualizada precisa de SO completo, no Docker temos recursos isolados, usando um kernel em comum. Resumindo ainda mais: No Docker não precisamos ter o SO completo dentro da “caixinha”, deixando o processo bem mais leve, e portável para qualquer outro Host.

docker

E o que eu ganho com isso?

Além de ter um pacote enxuto com o seu ambiente, o tempo de deploy é drasticamente reduzido, possibilitando a replicação do mesmo, quantas vezes quiser.

Acredito que agora fica clara a idéia do uso do Docker em ambientes que rodam e-commerces. Imaginando um momento de pico de visitantes ou processamento, você precisa de escalabilidade. Subir uma nova máquina pode levar alguns minutos… Nesse intervalo, a sua loja está “fechada” para alguns clientes, e com certeza isso vai representar perdas, concorda? Com o Docker, em alguns segundos o container está iniciado.

No ponto de vista dos Clientes, a velocidade de deploy pode deixar esse pico transparente, tendo ganho em satisfação. No ponto de vista da loja, tendo um container que, costumeiramente é menor que uma nova máquina virtual, o ganho é financeiro, pois menos recursos são usados.

Os provedores de Cloud oferecem essa possibilidade de trabalho, mas ainda vejo a sua utilização muito abaixo das possibilidades. Por esse motivo que preparei esse pequeno texto, tentando colocar o assunto em debate.

Como de costume, deixo aqui um link, onde você pode saber um pouco mais sobre o assunto: https://www.ng.bluemix.net/docs/containers/container_index.html

Tentei focar o assunto no uso para as lojas virtuais, mas não somente a elas Docker é indicado. Tente levar os benefícios para o seu negócio, e me procure em caso de dúvidas!

Roberto Amaro
E-mail: contato@robertoamaro.com.br
LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/robertotsamaro
Blog: http://www.robertoamaro.com
Twitter: @robertosamaro
Skype: robertoa.ibm

Related posts:


Tags: ,

Deixe uma resposta