XaaS – Everything-as-a-Service

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedin

Nessa semana li um artigo bem interessante na Computerworld, texto de um amigo meu, Henrique von Atzingen(@hvon), sobre a disrupção da disrupção.

O artigo comenta algo que muitos de nós enfrentávamos no passado, gravar músicas em Fita K7 direto da rádio. E também o fato de no passado comprarmos CDs com 12 músicas, para ouvir apenas um ou dois hits.

E o que Cloud tem com isso? A facilidade que a nuvem nos trouxe!

Comparando a história do artigo comentado, hoje podemos comprar apenas as músicas que nos interessam de determinado album. E o melhor, sem precisar sair de casa.

O conceito é o mesmo da famosa sopa de letrinhas que vemos por aí. Já acontece para Software (SaaS), Plataforma (PaaS), Infraestrutura (IaaS) e Business Process (BPaaS).

Fui a busca de novos “as a Service” e achei no portal TI Especialistas:

“DB as a Service – Oferece serviço de banco de dados como serviço operando em um datacenter, podendo ser acessado externamente por qualquer tipo de aplicação, como se fosse local.

Governance as a Service – Serviço que viabiliza o gerenciamento de topologias, monitoramento de recursos e virtualização via internet, com base em políticas definidas para dados e serviços.

Process as a Service – Recurso que oferece remotamente meios de criar processos de negócio. O aplicativo pode interagir com sistemas, serviços e informações, que, combinados, geram uma sequência de processos empresariais.

Security as a Service – Oferece serviços de segurança lógica aplicadas a e-mail, navegação, controle de vulnerabilidades, entre outros, incluindo uma interface de monitoramento via internet.

Storage as a Service – Modalidade que oferece armazenamento como serviço dentro de um datacenter, podendo ser acessado por aplicações externas.

Test as a Service – Ambiente para testes de aplicações em nuvem, websites e aplicações remotas disponibilizado na internet.”

E pelo que parece, a sopa de letrinhas não vai parar aqui, a cada dia novos modos de entrega de serviço em nuvem vão aparecendo. E a nossa torcida é que isso não pare mesmo, pois os ganhos com a entrega em nuvem são inúmeros.

O termo XaaS também já existe, Everything as a service. Conceito e tendência em TI, que é transformar produtos em serviços. O objetivo é criar serviços sob medida para cada cliente, dando mais valor ao suporte técnico e às atualizações.

Saiba um pouco mais:

Link direto para o artigo do Hvon – http://computerworld.com.br/disrupcao-da-disrupcao-um-paralelo-entre-fitas-k7-e-cloud-computing

Link para o artigo da TI Especialistas – http://www.tiespecialistas.com.br/2012/07/voce-sabe-o-que-e-saas-paas-e-iaas/

Uma boa definição de XaaS – http://www.opservices.com.br/o-que-e-xaas-eaas-saas-iaas-e-paas/

Um grande abraço, até a próxima!

Roberto Amaro
E-mail: contato@robertoamaro.com
LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/robertoamaroibm
Blog: http://www.robertoamaro.com
Twitter: @robertoa_ibm
Skype: robertoa.ibm

Related posts:


Tags: ,

Deixe uma resposta