As máquinas já estão argumentando!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedin

Quem sabe no futuro você pode discutir um assunto na web, sem saber que do outro lado uma máquina processa informações e cria argumentos mais convincentes que os seus?!

Isso foi testado em um salão de conferências em São Francisco, e o assunto do debate foi o subsídio à exploração espacial e o uso da telemedicina. E ocorreu entre uma máquina (chamada de Project Debater) e dois especialistas, Noa Ovadia e Dan Zafrir, campeões israelenses em eventos do gênero.

Project Debater não estava conectada a internet, as informações foram carregadas por curadores da IBM em um banco de dados, divididos em 100 tópicos. A inteligência artificial coletou essas informações e gerou argumentos durante o debate. Detalhe: Os dois tópicos foram escolhidos aleatoriamente e a máquina não foi treinada em nenhum deles.

Os debates foram divididos em uma abertura de 4 minutos, seguido de uma réplica de mais 4 e uma conclusão de 2 minutos. Nos dois debates, o público considerou que Project Debater se saiu pior na apresentação, mas foi melhor na quantidade de informação transmitida.

Agora o ponto que me chamou mais atenção, o público considerou que a máquina foi mais persuasiva, a ponto de fazer alguém mudar de opinião que um dos especialistas. Lembrando novamente que não existiam roteiros no banco de dados, apenas uma quantidade significante de informações.

Impossível comentar sobre isso sem lembrar de Siri e de Alexa, que já fazem parte do dia a dia de muitos de nós.

Imagine em breve a Inteligência Artificial presente, não apenas como simples chatbots, com scripts, mas gerando algo muito próximo do raciocínio humano. Auxiliando na decisão no conselho de companhias, e governos.

O que você acha disso?

Fontes:

O Globo – 28/06/2018

http://www.businessinsider.com/ibm-debater-supercomputer-can-argue-and-debate-humans-2018-6

https://www.research.ibm.com/artificial-intelligence/project-debater/

Roberto Amaro

E-mail: contato@robertoamaro.com.br
LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/robertotsamaro
Twitter: @robertosamaro

Related posts:


Tags: , , ,

Deixe uma resposta