Cloud versus Lucro

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedin

Nessa semana, vou comentar um assunto delicado. O que acontece com o lucro dos grandes provedores de TI que começaram a oferecer Cloud?

Não tenho grande conhecimento em finanças corporativas, mas sou um grande curioso, mas gosto de ler e comentar sobre isso. Então me desculpem se não uso alguns dos termos mais precisos sobre o assunto.

Se fizermos algumas buscas na Web, não é muito dificil encontrar notícias de grandes provedores, famosos por oferecerem hardware, que começaram a investir oferecendo nuvem, terem queda nos seus relatórios financeiros trimestrais. Mesmo mostrando forte crescimento no business de Cloud.

O que não deve acontecer nas empresas que já nasceram “provedoras de nuvem”.

Esse movimento já deveria ser esperado, já que para a adoção, principalmente de nuvem publica ou hibrida, tende a necessitar de menor investimento (não é uma regra!), comparando com as gigantes compras de maquinas em datacenters locais.

Mesmo esses números arrepiando os cabelos dos investidores, o aumento do lucro desses grandes provedores também deve começar a crescer, assim que a maturidade em Cloud nos clientes for subindo.

Nas conversas atuais, percebo que muitos clientes sobem pequenos serviços para a nuvem. E não tiro a razão deles, pois a aceitação de cloud para uma empresa deve ser mesmo feita em fases.

Por isso minha opinião é que, esse cliente tendo um bom resultado nos primeiros projetos, o aumento do seu budget destinado para serviços em cloud vai aumentar progressivamente. A responsabilidade de “puxar” esse interesse em investimento, é do provedor.

A competição entre os provedores está cada vez maior, os investimentos em infraestrutura, novos serviços, cobertura de atendimento também está em grande evidência. Com essa briga, o Cliente só tem a ganhar. E se isso que comentei for realmente verdade, o seus bolsos que deverão ser favorecidos.

Caso queiram ler um pouco mais sobre o assunto, separei dois links:

Oracle: lucro cai, nuvem sobe – http://www.baguete.com.br/noticias/18/03/2015/oracle-lucro-cai-nuvem-sobe

IBM Sees Q2 Cloud Earnings Soar as Overall Revenue Declines – http://www.eweek.com/it-management/ibm-sees-q2-cloud-earnings-soar-as-overall-revenue-declines.html

Um grande abraço e até a próxima!

Roberto Amaro
E-mail: contato@robertoamaro.com.br
LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/robertotsamaro
Blog: http://www.robertoamaro.com
Twitter: @robertosamaro
Skype: robertoa.ibm

Related posts:


Tags: , , ,

Deixe uma resposta